Cairu obtém o melhor desempenho em Língua Portuguesa do Baixo Sul no Sistema de Avaliação Baiano da Educação.
Cairu segue se consolidando como uma das melhores referências entre as Redes Municipais de Ensino da região. Na última quarta-feira (6), o Núcleo Territorial de Educação (NTE-06) divulgou o resultado do Sistema de Avaliação Baiano da Educação 2023 (SABE), do 9º ano do Ensino Fundamental II, que aponta o município-arquipélago com o melhor desempenho em Língua Portuguesa do Baixo Sul, ao lado do município de Teolândia. Na disciplina de Matemática, Cairu conquistou o segundo lugar.
A Secretaria da Educação de Cairu (Seduc) comemora bastante a brilhante classificação e aproveitou para publicar nas redes sociais a seguinte mensagem:
“*COM TRABALHO SÉRIO E DEDICAÇÃO, OS RESULTADOS APARECEM!*
Parabéns a todos os Profissionais da Educação Cairuense, em especial aos Professores!
Ciente do seu papel, a Prefeitura de Cairu, através da Seduc, vem desenvolvendo inúmeras ações em prol da melhoria da qualidade da Educação, destacando:
- Pagamento dos professores acima do piso nacional;
- Implantação do Sistema de Avaliações Internas;
- Implantação de berçários;
- Implantação da Educação Integral em Torrinhas e na Creche da Sede do Município;
- Implantação das Salas de Atendimento Educacional Especializado em todos os Distritos (sendo duas no Morro de S. Paulo);
- Aquisição de material pedagógico para recomposição de aprendizagem do 3º ao 5º ano;
- Aquisição de material pedagógico para as turmas que participam das avaliações externas;
- Formação continuada para Professores e demais Profissionais da Educação;
- Implantação do reforço escolar em Língua Portuguesa e Matemática;
- Reforma, ampliação e construção de escolas;
- Aquisição de materiais, mobiliários, kits escolares, mochilas, fardas, equipamentos etc.
Sabemos que temos muito a fazer pela e Educação Municipal de Cairu, mas agora é o momento de comemorar os bons frutos!”
SABE
O Sistema de Avaliação Baiano da Educação (SABE) tem como finalidade avaliar o desempenho dos estudantes da rede estadual e das redes municipais e produzir indicadores educacionais. Além de produzir informações sobre o desempenho dos estudantes, o SABE busca implementar uma cultura de avaliação voltada para aprendizagens que fortaleçam ações/reflexões dos docentes e discentes, subsidiem novas pesquisas, implementação de programas e ações que tomem como referência o contexto escolar, social, cultural e as necessidades educacionais dos estudantes. Os estudos permitirão também correlacionar os níveis de aprendizagem com as metodologias de ensino utilizadas.
Os testes impressos do SABE, para os estudantes matriculados no 2º, 5º e 9º anos do Ensino Fundamental e da 3ª série do Ensino Médio e da Educação Profissional, tanto da rede estadual quanto das redes municipais, geram dados seguros no apoio à análise do cenário da educação pública, colaborando para o entendimento crescente dos fatores que incidem na qualidade do ensino ministrado nas escolas e na aprendizagem revelada pelos estudantes.
*O sistema disponibiliza para as escolas os seguintes instrumentos avaliativos:*
1. Avaliação Diagnóstica – identificar alguns conteúdos e habilidades que já foram desenvolvidos pelos estudantes, bem como os objetos do conhecimento que precisam ser fortalecidos.
2. Caderno de Apoio - exercícios que visam fortalecer as aprendizagens dos estudantes, considerando os dados obtidos no Sistema de Avaliação Baiano de Educação.
3. Avaliação Formativa – pretende apresentar mais informações que possam subsidiar a adoção de novas estratégias pelos professores para potencializar as aprendizagens dos estudantes. Nesta avaliação, professores e estudantes devem refletir sobre o esforço e envolvimento de cada um para aperfeiçoar o processo de ensino e de aprendizagem.
4. Avaliação Somativa (Prova SABE) – avaliação externa, com a mesma metodologia das avaliações do SAEB, que tem por finalidade aproximar os estudantes dos procedimentos exigidos em diversas avaliações usadas nacionalmente e subsidiar as escolas com informações sobre a evolução das aprendizagens dos estudantes, por meio de instrumentos calibrados, para melhoria dos processos de ensino e das aprendizagens.
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