Pular para o conteúdo principal

A ESCOLA ESTADUAL DE TEMPO INTEGRAL EM PORTÃO EM LAURO DE FREITAS-BA, É A PRIMEIRA ESCOLA DA REDE NA BAHIA A TRABALHAR A EDUCAÇÃO AZUL




 

A Escola Estadual recém inaugurada no município de Lauro de Freitas, no Bairro de Portão, na Bahia, juntamente com o instituto Redemar Brasil, iniciaram o projeto de EA (Educação Azul), a Redemar Brasil é signatária da Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica, uma rede de prefeitos, outros gestores públicos, legisladores, instituições da sociedade civil e iniciativa privada engajada e mobilizada na implementação de ações locais alinhadas às metas nacionais e globais da Década do Oceano, com foco na promoção da cultura oceânica para o desenvolvimento sustentável.

 

Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica convida municípios e instituições a se engajarem na promoção da cultura oceânica, abrangendo desde a produção e disseminação do conhecimento sobre o oceano até a formulação e implementação de políticas públicas. Como exemplo recente, a cidade de Santos (SP), promulgou a Lei da Cultura Oceânica, a qual insere o ensino sobre oceano no currículo municipal, iniciativa reconhecida pela Unesco como a primeira política pública mundial, correspondendo a um marco importante para a Década do Oceano e de exemplo para outros países. Da mesma forma, a Aliança Brasileira pela Cultura Oceânica fortalecerá o protagonismo brasileiro na Década do Oceano, promovendo e dando visibilidade ao impacto municipal no reconhecimento dos cidadãos do potencial de suas ações locais no cumprimento das metas globais.

 

Seguindo tendência e padrões internacionais, outro exemplo que temos no mundo é a Escola Azul, um programa educativo do Ministério do Mar, cuja missão é promover a Literacia do Oceano em Portugal na comunidade escolar. Integra ações de educação marinha multidisciplinares numa rede de parceiros diversificada dirigida às Escolas Azuis.

 

Segundo William Freitas, presidente do Redemar Brasil, o conceito de EA Educação Azul ultrapassa os muros físicos e vai conversar com a comunidade do entorno da escola seguindo os padrões da Educação brasileira, tem como norteador o BNCC (Base Nacional Comum Curricular — Ministério da Educação), com propósito interdisciplinar podendo introduzir conceitos sobre os oceanos, seu papel vital no ecossistema e a importância de sua preservação, aoadolescentes não apenas ganham conhecimento, mas também desenvolvem uma conexão emocional e um senso de responsabilidade para com os oceanos e o meio ambiente.

 

Com uma equipe multidisciplinar que compõe Dr. Em Biologia Marinha, Psicopedagoga, Curso de Pedagogia da UNEB, através da PROEX, Pro Reitoria de curso de extensão, Educadores Ambientais e estagiários, o programa Educação Azul surge também com ferramenta de auxílio na Interdisciplinaridade: Integrar conhecimentos sobre os oceanos em várias disciplinas, como ciências, geografia, matemática (por exemplo, ao estudar volume de água nos oceanos), língua (através de literatura sobre o mar), entre outros. Conservação e Sustentabilidade: Abordar questões de conservação marinha, poluição oceânica, pesca sustentável e a importância de proteger os oceanos para garantir um futuro saudável para o planeta. Desenvolvimento de Habilidades: A cultura oceânica pode ser um excelente contexto para desenvolver habilidades de pesquisa, pensamento crítico e resolução de problemas, permitindo que oadolescentes busquem soluções para problemas ambientais. Atividades Práticas: Realizar atividades práticas, como limpeza de praias, plantio de corais, projetos de reciclagem ou até mesmo a criação de aquários pequenos na escola.

 

Para o diretor da Unidade Professor Paulo Pinheiro: “Através da introdução da cultura oceânica, oadolescentes podem desenvolver um profundo respeito pelos oceanos e compreender como suas ações individuais podem fazer a diferença na preservação desse ambiente vital para a vida na terra, em observância aos fatos da vida social vemos a interferência do clima no show da cantora Taylor Swift por conta das altas temperaturas ou o efeito do El Ñino, que vem afetando a sociedade sobre tudo de alta vulnerabilidade no Brasil quer seja por  muitas tempestades ou altas temperaturas, fenômeno conhecido com Eventos Climáticos extremos e que desdobra na saúde humana”. 

 

Repost: Assessoria de Imprensa Redemar Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BOMBA! Prefeitura de Valença tenta enganar o povo novamente!

  Prefeitura Municipal de Valença, através da Secretaria de Saúde, autoriza compra de 9.550 quites de higiene bucal no valor de 152.800,00 e faz adesivagem dos estojos excluindo o Governo Federal, como se a compra fosse feita com recurso do município. O recurso financeiro é do Programa Saúde na Escola, transferido do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal, e deve ser utilizado nas escolas, seguindo as Diretrizes do Programa. Apesar da grande aquisição, os itens ainda não foram distribuídos para os estudantes. Como consta na nota, a entrega foi feita em outubro do ano passado.  Fato é, a prefeitura de Valença segue com o trabalho amador e sem planejamento algum. “A gestão humanizada”, foi a que mais destruiu a cidade e seus moradores. Depois de acompanharem as últimas gestões acabando com a cidade, eles aprenderam e fizeram “melhor”, no caso pior!  Mas sabemos que o prefeito nunca quis o bem da cidade, mas o interesse dele e da sua família era para outra coisa. Inf...

NOVA DIREÇÃO NA ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO ALTO DO SÃO ROQUE!

  Hoje, dia 21 de janeiro do corrente ano, aconteceu a eleição para eleger a nova diretoria que ficará à frente da associação de moradores do bairro Alto do São Roque.  Com a presença do presidente das associações -FEMANVA, Romilson Muniz,  Fanny Naria foi eleita presidente da Associação de Moradores do Alto do São Roque e Adilson do Rosário (Bicuda), vice-presidente, com 194 votos. As outras duas chapas concorrentes oscilaram entre 106 e 176 votos.  A eleição ocorreu de forma tranquila e com cordialidade entre os concorrentes e seus eleitores. A participação ativa dos moradores na associação do seu bairro é de suma importância! Através das associações de bairro e rurais, a voz da comunidade é ouvida.  Desejamos sorte para a nova direção e que Fanny e Bicuda sejam bons representantes para sua comunidade e cumpram com seu dever diante da confiança creditada a eles. 

EM CAIRU, PLANTAMOS ESTRUTURA E COLHEMOS SAÚDE!