Hoje, dia 1 de outubro de 2023, aconteceu a eleição para o Conselho Tutelar. Tendo as urnas espalhadas pela sede e zona rural, os cidadãos valencianos escolheram seus candidatos e optaram pela permanência de dois conselheiros tutelares que atuavam há 4 anos, entre eles estão Cleyton Rodrigues e Ivana Lobo, e inovaram com três novos conselheiros, que preencheram as 5 vagas em nosso município. Em primeiro lugar ficou Maziel Muniz, em segundo lugar Marcelinho (filho de Marcelo), em terceiro lugar Alanda Santos, em quarto lugar Cleyton Rodrigues e em quinto lugar Ivana Lobo, fechando a nova equipe de conselheiros tutelares de Valença!
A missão institucional consiste em representar a sociedade na defesa dos direitos da população infantojuvenil, como o direito à vida, à saúde, à educação, ao lazer, à liberdade, à cultura e à convivência familiar e comunitária. A atuação ocorre em parceria com escolas, organizações sociais e serviços públicos.
O poder público não consegue fazer nada sozinho. Então, uma forma de a sociedade estar ajudando o poder público nesse cuidado e na garantia dos direitos de crianças e adolescentes é justamente elegendo conselheiros tutelares capazes. A eleição do Conselho Tutelar está nas mãos da população.
Durante a votação na sede, no Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins, vários grupos políticos se fizeram presentes, mesmo mantendo a neutralidade no processo. Ainda assim, foi possível notar os alinhamentos feitos e a força de cada um deles. A luta foi árdua para vários candidatos e deixamos aqui nosso parabéns a todos os 28 candidatos que se colocaram à disposição da população para serem escolhidos. É uma grande virtude ser conselheiro tutelar, desejamos sorte e sucesso a todos os vencedores. Mesmo tendo um público menor, a eleição foi acirrada entre os participantes.
Comentários
Postar um comentário